Compreender a dinâmica dos glicanos das células de cancro e matriz extracelular como nova estratégia de intervenção na progressão tumoral
PTDC/MED-ONC/28489/2017 (POCI-01-0145-FEDER-028489)

Ipatimup – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto                 227.382,30€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                               10.750,00€

Localização do projeto: Norte, Portugal

A glicosilação aberrante é uma característica comum às células tumorais e todas as etapas da progressão tumoral são acompanhadas por modificações da matriz extracelular. Os proteoglicanos são importantes maestros da interação com a matriz extracelular e regulam a comunicação das células tumorais, determinando o microambiente e a progressão tumoral. O GLYcanMATRIX propõe usar estratégias multidisciplinares, com modelos experimentais avançados e amostras clínicas, para identificar o papel funcional dos proteoglicanos no cancro gástrico, decifrando a sua participação na invasão e metastização celular e identificando, desta forma, novos alvos terapêuticos para melhorar a gestão clínica dos doentes com cancro gástrico.

O GLYcanMATRIX espera identificar alterações de glicosilação em proteoglicanos especificas dos tumores gástricos e, desta forma, apresentar um novo biomarcador, bem como determinar o papel da glicosilação dos proteoglicanos na formação de metástases e contribuir para a definição de novas estratégias de tratamento para pacientes com elevado risco de formação de mestastases e pior sobrevida.