Estaminalidade das células do cancro: um desafio e uma oportunidade para avançar no tratamento em Oncologia
SAICTPAC/0022/2015 (POCI-01-0145-FEDER-016390) | Nº 016390

Investimento total: 2.499.577,28€

IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto                                                                                                   892.526,55€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                   107.050,00€

Fundação Calouste Gulbenkian                                                 500.000,78€

Universidade de Coimbra                                                          194.235,94€

Centro de Neurociências e Biologia Celular                               805.764,01€

Localização do projeto: Norte, Centro e Lisboa, Portugal

As Células Estaminais do Cancro (CSC, cancer stem cells) foram identificadas como sendo responsáveis pelo crescimento tumoral, recidivas, metastização, e resistência a terapias convencionais usadas em Oncologia. Apesar dos progressos científicos, não se verifica ainda a sua tradução numa melhoria da sobrevivência dos doentes. Este facto representa um desafio neste campo de ação emergente, que visa fornecer evidências de que o aumento do conhecimento sobre CSC virá a ser útil na prática clínica.

O Programa de Investigação em Células Estaminais do Cancro, ou CANCEL STEM, tem como objetivo identificar os princípios moleculares que regulam a biologia das CSC. O consórcio foi estrategicamente desenhado para reunir uma equipa de investigadores nacionais, com competências complementares, para alcançar objetivos comuns: 1) identificar vias de sinalização e factores do microambiente tumoral que definem e sustentam as CSC; 2) Determinar como se originam as CSC, assim como de que forma promovem a evolução tumoral e metastizam à distância; 3) Desenvolver propriedade intelectual através da produção de tecnologias que visem eliminar as CSC resistentes a terapias (ex. PCT/EP2014/057446 e PCT/IB2014/064399). A longo prazo, os biomarcadores e alvos terapêuticos das CSC serão clinicamente explorados para melhorar o acompanhamento e tratamento dos doentes com cancro.

O programa envolve unidades de investigação de topo - i3S, CNC.IBILI e IGC, que possuem sinergias em termos de meios e recursos, onde a interação entre investigação básica, translacional e aplicada (incluindo experiência em atividades de licenciamento para spin-offs, ex. TREAT U e Matera) será única em Portugal. A complementariedade é inequívoca, garantindo a consistência do plano de trabalhos: os investigadores do i3S trabalham em oncobiologia; os do IGC estudam aspectos básicos da biologia celular; os do CNC.IBILI trabalham em biologia de células estaminais e no desenvolvimento de estratégias terapêuticas. A experiência multidisciplinar da equipa, os reagentes disponíveis, os métodos e equipamentos acessíveis, assim como a estrutura científica e gestão do programa, permitirá que este consórcio se torne uma referência Europeia na investigação em CSC.

A proposta é relevante e inovadora no SCTN, focando-se numa área de investigação claramente fraca em Portugal. A investigação em CSC não foi ainda coberta pelos institutos envolvidos, nem por nenhuma rede nacional. Este consórcio vai permitir avançar rapidamente na produção de novo conhecimento em CSC, facilitando a sua tradução em tecnologias, produtos e soluções que contribuirão para o desenvolvimento económico e social do país. O projeto CANCEL STEM permitirá a consolidação de uma linha de investigação de interesse público integrado na estratégia RIS3, alinhado com domínios prioritários: saúde, transferência de conhecimento para a indústria farmacêutica e desenvolvimento de tecnologias avançadas para criar produtos inovadores de valor acrescentado.