Inervação sensorial na orquestração da regeneração ossea: interação nas câmaras microfluidicas
PTDC/BIM-MED /4041/2014 (POCI-01-0145-FEDER-016628; LISBOA-01-0145-FEDER-016628)

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica       119.928,00€

INESC Microssistemas e Nanotecnologias – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microssistemas e as Nanotecnologias             64.656,00€

Localização do projecto: Norte e Lisboa, Portugal

Há cenários clínicos complexos que requerem regeneração de grandes áreas do osso, tais como defeitos associados à ocorrência de traumas, infeções, tumores ou comprometimentos do processo regenerativo, incluindo necrose avascular, não-uniões atróficas e osteoporose.

São várias as estratégias que se encontram atualmente em investigação no sentido de melhorar o processo de regeneração óssea. O osso é altamente vascularizado e inervado por fibras nervosas simpáticas e sensoriais. Se, por um lado, se sabe que a angiogénese é fundamental no processo de regeneração óssea, o papel funcional da inervação é desconhecido.

Dados recolhidos de estudos baseados em animais e manipulação genética, em conjunto com estudos farmacológicos e denervação química ou cirúrgica sugerem um controlo anti-osteogénico pelo sistema nervoso simpático e um possível papel pro-osteogénico à inervação sensorial. Além disso, não se sabe ainda como é que a inervação sensorial afeta os mecanismos envolvidos na regeneração do osso humano, tais como a angiogénese.

O nosso objectivo era estudar o papel da inervação sensorial na regeneração óssea numa plataforma microfisiológica humana que não só representar funcionalmente o microambiente in vivo, como avaliar a comunicação e interação celulares em conjunto com leituras biológicas através de análises computacionais.