Novas plataformas para fototerapia em dermatologia
PTDC/BTM-MAT/31143/2017 (POCI-01-0145-FEDER-031143) - Nº: 031143

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica       204.781,55€

Universidade do Porto                          35.212,50€

Localização do projecto: Norte, Portugal

Sintese do projecto:

As doenças da pele são uma das maiores causas da carga global de doença, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, tendo sido observada mortalidade em metade das 24 categorias de destas doenças. Os custos e prevalência das doenças da pele são comparáveis ou excedem outras de relevante preocupação a nível de saúde pública, como doenças cardiovasculares e a diabetes.

Este projeto visa desenvolver novas e mais eficazes plataformas para fototerapia de doenças da pele crónicas e incuráveis, como a psoríase, dermatite atópica e vitiligo, bem como para doenças malignas, como o carcinoma baso-celular. A estratégia do projeto baseia-se na utilização de nanopartículas (NPs) inovadoras para simultaneamente aumentar a eficácia e atuar como plataformas para transporte de fármacos através da pele com vista ao tratamento das doenças alvo (psoraleno, 5-ALA, 5-FU).

As NPs têm vindo a ser vastamente exploradas como veículos promissores para transporte de fármacos. No entanto, existem poucos estudos sobre estas NPs para aplicações em dermatologia, nomeadamente em fototerapia. Apesar disso, os dados atuais apontam para um desempenho altamente eficaz, devido às suas propriedades únicas de absorção de radiação, condutividade e elevada área de superfície. Para além de melhorarem a eficácia da terapia fotodinâmica, estas NPs podem ajudar a aumentar a penetração na pele do psoraleno e 5-ALA, bem como aumentar a foto-estabilidade do 5-ALA. A associação destas NPs com os fármacos selecionados para fototerapia é uma completa novidade.

No contexto do projeto, NPs com diferentes tamanhos e graus de oxidação serão produzidas e conjugadas com fármacos. Os perfis de carga e libertação de fármacos serão caracterizados. Os materiais mais promissores serão selecionados para serem estudados em ensaios in vitro com células humanas. Os materiais bioactivos e biocompatíveis serão incluídos em formulações farmacêuticas e testados em ensaios de permeabilidade in vitro e seguidamente em ensaios in vivo para avaliação da biocompatibilidade e efeito terapêutico. O objetivo último do projeto é a obtenção de formulações farmacêuticas com desempenho adequado para serem testadas em ensaios clínicos.

Foi demonstrado que estas NPs são biocompatíveis mesmo em elevadas concentrações que dificilmente serão atingidas em fototerapia dermatológica. Para além disso, novas evidências mostram que estas NPs são degradadas pela enzima humana mioloperoxidase. Por estas razões, estas NPs podem ser consideradas seguras para as aplicações alvo.

O projeto permitirá o fortalecimento da cooperação e competências das duas instituições (INEB-i3S and LEPABE-FEUP) no contexto da investigação de NPs, que tem vindo a decorrer nos últimos 5 anos. O conhecimento que poderá vir a ser adquirido, ultrapassará o contexto da dermatologia e muito provavelmente providenciará as bases para futuros desenvolvimentos em conjugados de NPs/fármacos e fototerapia auxiliada por NPs para aplicações biomédicas no geral.