PTDC/MED-NEU/28336/2017 (POCI-01-0145-FEDER-028336) Título: Caracterização do citoesqueleto de actina como um novo alvo terapêutico na Polineuropatia Amiloidótica Familiar.

IBMC-Instituto de Biologia Molecular e Celular -                                   232.554,80€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                               6.250,00€

Apoio OE:         937,50€

Localização do projeto: Norte, Portugal

A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) é uma doença neurodegenerativa com elevada incidência em Portugal. A PAF é caracterizada pela deposição de agregados de transtirretina (TTR) mutada, particularmente no sistema nervosa periférico, induzindo degeneração axonal. Resultados preliminares sugerem que defeitos na actina estão envolvidos na patogénese da PAF. Nesta proposta, vamos caracterizar os defeitos no citoesqueleto induzidos por oligómeros de TTR e os mecanismos moleculares subjacentes. Adicionalmente, vamos avaliar o impacto da modulação do dano do citoesqueleto na PAF. Para isso, desenhamos uma estratégia incluindo modelos e metodologias que irão permitir o desenvolvimento de um plano de trabalho suportado pelo forte conhecimento da equipa no estudo da TTR e da PAF, análise do citoesqueleto neuronal, e administração de ácidos nucleicos via nanopartículas dirigidas para os neurónios. Especificamente iremos:

1.Analisar o impacto de oligómeros de TTR no citoesqueleto de actina e outros componentes do citoesqueleto. Em culturas primárias de neurónios dos gânglios da raiz dorsal (DRG), observámos que o tratamento com oligómeros de TTR induz degeneração axonal e altera a organização de actina no cone de crescimento. Vamos analisar o efeito de oligómeros de TTR na dinâmica de actina incluindo o impacto nas vias de sinalização das Rho GTPases, principais reguladores da actina, e na formação de estruturas enriquecidas em actina associadas com neurodegeneração. Vamos também determinar se oligómeros de TTR têm impacto na dinâmica de microtúbulos e no transporte axonal. 2.Validar alterações no citoesqueleto in vivo e correlacionar com a progressão da PAF. Vamos validar os componentes do citoesqueleto desregulados pela TTR num modelo animal de PAF e em amostras de doentes. Os defeitos no citoesqueleto serão correlacionados com o estadio da doença.

3. Identificar os mecanismos moleculares regulados por oligómeros de TTR em neurónios DRG. Vamos fazer uma analise proteómica de DRG não tratados ou tratados com oligómeros de TTR para identificar as proteínas reguladoras do citoesqueleto que medeiam a ação da TTR na actina. Adicionalmente vamos focar em candidatos interessantes, que apesar de não terem uma função no citoesqueleto, podem ser mediadores da TTR na indução de degeneração axonal. Os candidatos selecionados vão ser validados no modelo animal de PAF e em amostras de doentes.

4. Desenvolver uma estratégia terapêutica para prevenir o dano do citoesqueleto e a progressão da PAF. Vamos administrar nanopartículas dirigidas para neurónios para modular in vivo proteínas que medeiam o efeito da TTR na indução de alterações do citoesqueleto e/ou neurodegeneração.

Este projeto irá caracterizar o efeito da TTR no citoesqueleto de actina e explorar o dano no citoesqueleto como um novo alvo terapêutico para prevenir a neurodegeneração na PAF. Adicionalmente, os resultados obtidos vão identificar novos mecanismos pelos quais a TTR induz a neurodegeneração.