“Porto Neurosciences and Neurologic Disease Research Initiative at i3S”- Iniciativa em Neurociências e Doenças Neurológicas do Porto no i3S
NORTE-01-0145-FEDER-000008

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: INEB – Instituto Nacional de Engenharia Biomédica

Data de aprovação: 23-03-2016

Data de início: 01-05-2016

Data de conclusão: 30-04-2019

Custo total elegível: 208.441,00 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: 177.174,85 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional: 31.266,15 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

A iniciativa em Pesquisa em Neurociências e Doenças Neurológicas do Porto no i3S (PortoNeuroDRIve@i3S) proposta pelo IBMC em co-promoção com o INEB e o IPATIMUP, tem como principal objectivo a realização e promoção de pesquisa fundamental, aplicada e clínica na área das Neurociências no i3S. Esta iniciativa envolve 22 grupos de pesquisa divididos por 4 linhas de pesquisa com objectivos científicos independentes mas complementares, e que em conjunto formam um programa interdisciplinar, coerente e em sintonia com o nosso objectivo de contribuir para dotar o i3S com massa crítica, conhecimento avançado, tecnologia sofisticada e notoriedade internacional para a produção de ciência e inovação de grande nível, particularmente na área das Neurociências. O PortoNeuroDRIve@i3S tem também como objectivos treinar, recrutar e manter neurocientistas de grande talento e motivação; de consolidar ou estabelecer novas parcerias com empresas, institutos de investigação, universidades e entidades públicas.