Avaliação da trifecta dos biomarcadores circulantes do cancro: uma plataforma combinada de microfluídos para deteção de CTCs, exosomas e ctDNA.
PTDC/BTM-TEC/30831/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030831) - Nº: 030831

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica       198.631,53€

Universidade do Porto                          41.175,00€

Localização do projecto: Norte, Portugal

É objetivo deste projeto desenvolver um dispositivo de microfluídica avançada que combine distintas plataformas para isolar, detetar e caraterizar três biomarcadores circulantes presentes no sangue periférico de pacientes com cancro: Células tumorais circulantes, DNA tumoral circulante e exossomas.

Os avanços em biópsia líquida consolidam a necessidade da medicina de precisão na prática clínica, importantes para o diagnóstico, prognóstico e para definir estratégias preditivas, antes e após tratamento. Também, em pacientes num estado avançado da doença é impossível efetuar biópsias e obter tecido de cada metástase. Mas o sangue flui tanto através do tumor primário como das metástases e os biomarcadores provenientes desses locais podem ser analisados em através de biópsias líquidas. O cancro de pulmão é uma doença altamente mortífera sendo a primeira causa de morte por cancro, em homens e mulheres, no mundo. Apesar de descobertas recentes como a mutação EGFR a taxa de sobrevivência continua baixa. Este cancro é em geral diagnosticado já num estado avançado e nem sempre o tecido do tumor é acessível.

Além disso, as biópsias comuns apresentam limitações no acompanhamento contínuo do desenvolvimento, prognóstico e genotipagem do cancro, já que não segue a evolução e heterogeneidade do tumor e os doentes não podem submeter-se a várias biópsias.

As biópsias líquidas podem ultrapassar estas limitações e complementar as biópsias de tecido, permitindo monitorizar os pacientes em tempo real. De uma amostra de sangue pode obter-se células tumorais circulantes, DNA livre e exossomas, tornando a biópsia líquida uma ferramenta cada vez mais atraente para cancro de pulmão.

No entanto, há lugar para melhorias nos métodos pois as técnicas atuais de isolamento não são as mais adequadas, analisando apenas um marcador de cada vez e nem todos são detetáveis em pacientes com graus distintos da doença.

Com estas conhecidas restrições, existe uma lacuna no desenvolvimento de abordagens combinatórias. A tecnologia de alto rendimento proposta para desenvolvimento aplicar-se-á para melhorar o resultado dos doentes com cancro do pulmão, para avaliar a progressão da doença, permitir a deteção precoce de tumores não detetados por outros métodos e monitorizar a eficácia de tratamento detetando possíveis mecanismos de resistência adquiridos.

Plataformas sequenciais de microfluídos serão usadas para isolar e analisar ctDNA, exossomas e CTCs.

Substratos micro e nanopadronizados serão utilizados para isolar, via tamanho e capacidade de adesão, os exossomas e CTCs e serão integrados nas câmaras de microfluídos. ctDNA será analisado para mutações após separação numa câmara de micfofluídos de PCR digital e, em conjunto com RNA exossomal, fornecerá o panorama genético do tumor. CTCs permitirão estudar células completas, primeiro para perfilar molecularmente o DNA e RNA e depois, para avaliar a eficácia de terapias alvo.