Desenvolvimento de biomateriais não sinterizáveis à base de fosfatos de cálcio com bi-funcionalidade: regeneração e tratamento de cancro ósseo
PTDC/CTM-CER/29940/2017 (POCI-01-0145-FEDER-029940)

Universidade de Aveiro                                                                        163.789,37€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                              73.050,00€

Localização do projeto: Norte e Centro, Portugal

O tratamento de defeitos ósseos resultantes de remoções cirúrgicas de tumores cancerígenos ou outras infeções ósseas envolve o uso de biomateriais com boa capacidade regenerativa. Adicionalmente, de forma a prevenir uma possível recidiva tumoral, é essencial que as restantes células tumorais em torno dos defeitos ósseos sejam completamente extintas. As terapias convencionais, incluindo regeneração óssea e radio/quimioterapia, apresentam atividades distintas, ineficazes em alguns casos e com elevados efeitos colaterais para os pacientes. Encontrar componentes que possam ter em simultâneo funções de regeneração de defeitos induzidos por tumor ósseo e tratamento terapêutico localizado, seria uma solução inovadora para o tratamento de tumores ósseos, sendo ainda um grande desafio científico e tecnológico.

Face a estas necessidades, o objetivo do 2BBone consiste no desenvolvimento de biocomponentes porosos por fabrico aditivo, contendo na sua composição aditivos termicamente sensíveis e/ou fármacos, de forma a obter num só componente várias funcionalidades: (1) regeneração óssea, (2) capacidade hipertérmica para destruir células cancerígenas e (3) tratamentos de infeções locais após cirurgias ósseas. O desenvolvimento deste substituto ósseo bifuncional tem por base a possibilidade de fabricar componentes porosos à base de CaP eliminando o processo de sinterização. A supressão desta etapa permite a adição de biomoléculas durante a preparação da pasta para a impressão 3D, viabilizando o fabrico de substitutos ósseos multifuncionais, reduzindo o tempo de processamento e os custos de fabrico.

2BBone está dividido em 5 tarefas e inclui 2 unidades de I&D de 2 Instituições. O fabrico e caracterização de biomateriais serão responsáveis pela equipa do CICECO/UA, enquanto o grupo do INEB/I3S será responsável pelos estudos in vitro e de libertação de fármacos. Um cirurgião ortopedista, Doutor João Salgado, será consultor do ponto de vista clínico. Altakitin Lda alia-se ao projeto como consultora, com grande interesse nos produtos a desenvolver, uma vez que é uma das empresas mais ativas em Portugal na área da regeneração óssea.