Inervação patológica em metástases ósseas: OSTEOCLASTOS, o que estão a fazer?
PTDC/MED-PAT/30158/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030158; LISBOA-01-0145-FEDER-030158) - Nº: 30158

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica       228.254,80€

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Nunes                                6.250,00€

IBMC-Instituto de Biologia Molecular e Celular -           5.000,00€

Apoio OE:         750,00€

Localização do projecto: Porto e Lisboa, Portugal

As metástases ósseas são altamente debilitantes e estão entre as causas mais comuns de dor óssea no cancro da mama (CaMa). Os tratamentos atuais não controlam a dor óssea associada ao CaMa e podem provocar efeitos secundários graves. Embora os mecanismos associados sejam pouco conhecidos, sabe-se que as interações entre cancro, osso e fibras nervosas contribuem para a dor óssea no CaMa. Estudos recentes apontam para A RAMIFICAÇÃO PATOLÓGICA DE FIBRAS NERVOSAS, RESULTANDO NA FORMAÇÃO DE NEUROMAS, COMO MECANISMO CHAVE DA DOR ÓSSEA NO CAMA.

Os osteoclastos (OC) são conhecidos por induzir dor óssea por acidose, MAS NÃO por induzir formação de neuromas. OS NOSSOS DADOS MOSTRAM QUE OS OC TÊM UMA CAPACIDADE INTRÍNSECA DE ESTIMULAR A RAMIFICAÇÃO DE FIBRAS SENSORIAIS, SUPERANDO O EFEITO DE CÉLULAS ESTROMAIS DA MEDULA ÓSSEA, DESCRITAS POR TEREM UM POTENTE EFEITO NEUROTRÓFICO. A ANÁLISE PROTEÓMICA MOSTROU QUE O EFEITO OBSERVADO NÃO É MEDIADO POR NGF, BDNF, NT-3 OU NT4/5, MAS DESTACOU A PERIOSTINA (POSTN), ENVOLVIDA NO CRESCIMENTO AXONAL, COMO POSSÍVEL CANDIDATA DO EFEITO NEUROTRÓFICO OBSERVADO.

ESTARÃO OS OC ENVOLVIDOS NA INERVAÇÃO PATOLÓGICA NO OSSO METASTÁTICO?

ESTE PROJETO TESTA A HIPÓTESE QUE OS OC TÊM UM PAPEL CRÍTICO NO CRESCIMENTO PATOLÓGICO DE FIBRAS NERVOSAS EM METASTASES ÓSSEAS, VIA POSTN, CONTRIBUINDO PARA A DOR ÓSSEA, QUE PODE SER ATENUADA COM ANTICORPOS ANTI-POSTN.

O OBJETIVO DO PROJETO É ESTUDAR O PAPEL DOS OC NA RAMIFICAÇÃO PATOLÓGICA DE FIBRAS NERVOSAS EM METASTASES ÓSSEAS DO CAMA E A DOR ASSOCIADA.