Metastização Cerebral: o impacto molecular e biomecânico das células tumorais no microambiente cerebral
PTDC/MED-ONC/30625/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030625)

Ipatimup – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto 174.804,80€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                   50.000,00€

Universidade de Coimbra                                                          15.000,00€

Localização do projeto: Norte e Centro, Portugal

A metastização cerebral é um problema clínico atual e bastante relevante, uma vez que a sua incidência tem vindo a aumentar e a sua ocorrência está bastante associada a mau prognóstico. Este atraso no desenvolvimento de terapias eficazes para o tratamento de metástases cerebrais deve-se, principalmente, à falta de modelos experimentais capazes de reproduzir a colonização celular neste ambiente, bem como à falta de conhecimento da dinâmica molecular existente nos nichos metastáticos cerebrais.

Usando um modelo cerebral 3D que será desenvolvido neste projeto (que inclui a barreira hematoencefálica, a matriz extracelular cerebral, e um sistema microfluídico), assim como modelos animais, esta proposta visa estudar a doença metastática cerebral, focando-se especificamente na interação parácrina entre as células de cancro da mama e o microambiente cerebral. Apesar de alguns investigadores se terem dedicado a estudar o motivo pelo qual as células tumorais apresentam uma capacidade aumentada de metastizar para o cérebro (tropismo cerebral), a contribuição das alterações bioquímicas e biomecânicas deste processo são ainda muito pouco claras.

Os nossos dados preliminares mostram que o perfil molecular associado à matriz extracelular, denominado matrissoma, está enriquecido em células de cancro da mama com capacidade de crescer e colonizar o cérebro. Estes dados sugerem que a remodelação da matriz é crucial para a metastização cerebral. Sendo assim, e usando modelos de cancro da mama com elevado tropismo cerebral, iremos dar resposta a quatro questões no decorrer deste projeto:

1) Qual o impacto do secretoma das células de cancro de mama com tropismo cerebral na permeabilização da barreira hemato-encefálica e na remodelação da matriz cerebral para a preparação do nicho metastático?

2) Quis destas alterações são cruciais para o crescimento e colonização das células de cancro da mama no cérebro?

3) Quais os determinantes moleculares que induzem estas modificações?

4) Poderão estes mecanismos moleculares ser usados como biomardores preditivos de metástases cerebrais?

Este projeto tem a vantagem de usufruir de uma equipa multidisciplinar para o desenvolvimento do modelo cerebral 3D. Assim, com este modelo, poderemos monitorizar as alterações da matriz cerebral durante o processo metastático, nomeadamente a preparação do nicho pré-metastático, a passagem da barreira hemato-encefálica, bem como o crescimento e colonização das células tumorais. Os alvos moleculares encontrados neste projeto serão validados usando num modelo animal pré-clínico e numa série de amostras humanas de carcinomas de mama. Como indicadores deste projeto, será desenvolvida uma ferramenta inovadora, bem como resultados clinicamente relevantes, que irão contribuir para o avanço no conhecimento e pratica clínica da doença metastática cerebral.