O péptido penetrador celular p28 como mediador da nano-entrega de fármacos para o tratamento do cancro
PTDC/BTM-SAL/30034/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030034)

IST-ID, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento                                                                                120.500,52€

INEB -  Instituto Nacional de Engenharia Biomédica                               113.151,62€

Localização do projeto: Norte e Lisboa, Portugal

Síntese do projeto:

O revestimento da superfície de nano-formulações com péptidos penetradores celulares (CPPs), representa uma solução promissora com vista a uma eficiente entrega de fármacos. p28, é um CPP derivado da proteína bacteriana azurina, o qual apresenta entrada e acção citotóxica especifica para células cancerígenas. Acresce que p28 completou com sucesso dois ensaios clínicos de fase I. Resultados publicados demonstram que a interacção/internalização preferencial do p28 em células cancerígenas versus células normais é mediada via jangadas lipídicas/cavéolas. Deste modo, a descoberta acerca da capacidade do p28 atravessar a membrana de células cancerígenas, representa uma nova e promissora via para desenhar sistemas de entrega de drogas. Assim, colocamos a hipótese que o péptido p28 ligado de forma covalente à superfície de nano-partículas pode revelar-se efectivo na entrega e potenciação da acção de drogas anticancerígenas encapsuladas, nomeadamente drogas de quimioterapia e siRNAs. Em paralelo pretendemos ainda implementar, associada ao uso das nano-partículas, uma tecnologia de internalização fotoquímica (PCI), por forma a aumentar, após exposição à luz, a acção das drogas contidas na interior das nano-partículas. O estabelecimento destas formulações híbridas, p28 com drogas encapsuladas, representará uma forma sinérgica de acção anticancerígena. Considera-se que os resultados a obter na execução deste projeto poderão ter potencial translacional, serem objecto de protecção de propriedade intelectual e suscitar o interesse da indústria de biotecnologia médica.